sábado, 13 de julio de 2013

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO PARA O ENCONTRO DE PESQUISADORES DA PAN-AMAZÔNIA

Reuniram-se no dia 12.07.13, na sala do Curso de Especialização em História e Historiografia da Amazônia (sala 4, bloco Q, Campus Marco Zero, UNIFAP), representantes do Comitê de Articulação do Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA) e professores/pesquisadores da Universidade Federal do Amapá.

O objetivo desta reunião foi iniciar as articulações visando a realização de um encontro de pesquisadores dos países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana Francesa), por ocasião do VII FSPA, que ocorrerá na cidade de Macapá/Brasil, em 2014.

A avaliação dos participantes da reunião foi que um encontro de pesquisadores da Pan-Amazônia possibilitará trocas e construções coletivas, avançando nos debates e reflexões para além das fronteiras nacionais, tendo como resultado encaminhamentos que ampliarão e consolidarão contatos e ações entre professores e pesquisadores de países (e povos) que possuem realidades específicas, porém enfrentam desafios e problemas muito similares.

Já ficou agendada uma próxima reunião entre os professores da UNIFAP para iniciar os debates sobre metodologia, eixos temáticos, articulações, possível local do encontro, entre outros.

Convidamos todos(as), professores(as) e/ou pesquisadores(as) dos nove países da Pan-Amazônia, a participar das discussões (presencial e/ou virtualmente), objetivando a necessária construção coletiva deste importante encontro.

A tarefa está apenas começado.

Um forte abraço pan-amazônico.

Fraternalmente,
Dion Monteiro
Pesquisador do IAMAS e componente do Comitê de Articulação do FSPA

No hay comentarios: