sábado, 21 de septiembre de 2013

Brasil/ Gravíssimo - Apoio a Rubem Sales, retireiros do Araguaia e á Prelazia de São Felix


Peço a máxima divulgação e apoio à luta dos retireiros do rio Araguaia, que nesse momento tem a vida de sua principal liderança, Rubem Sales Taverny, ameaçadíssima, assim como professores, estudantes e ativistas envolvidos com a causa retireira, inclusive da Prelazia de São Felix, em especial o Diácono José Raimundo também, ameaçadíssimo.
Desenvolvo trabalho junto a essa comunidade desde 1996 e sei da truculência com que os latifundários da região zelam por seus interesses. A maior parte deles têm a titularidade das terras que ocupam de modo fraudulento (grileiro, diz-se no Brasil) e, por isso não dialogam, matam. Rubem Salles faz parte de um movimento amplo na América Latina que tem em Chico Mendes uma de suas maiores referências. Por favor, enviem mensagens diretamente à Presidente da República e mesmo ao ex-presidente Lula da Silva de quem Rubem alles era amigo pessoal.
Atenciosamente
Carlos Walter Porto-Gonçalves
PS: abaixo um quadro da situação dramática que se vive hoje, sábado 21/09, na região. Em anexo uma pequeno resumo da situação de violência na área desdde agosto passado.
URGENTE - apoio a Rubem Sales, retireiros do Araguaia e á Prelazia
Amigos,

A situação do Rubem é bem grave, mas não só dele. Sua família e outros companheiros da luta dos retireiros também.
Luciara está sitiada. Preocupo-me em especial com o Zecão (diácono) e com o Jossiney (retireiro) também. Ainda com a Lidiane Sales (retireira). A cidade estava fechada em seus acessos e os retiros idem. Um trator está estacionado na pista do aeroporto e pneus estão sendo queimados. 
Nova tentativa de atentado contra a vida do Rubem fora feita hoje pela manhã quanto tentaram queimar seu carro, estacionado em casa (faço esta interpretação e não de que isto seja apenas mais um ato de intimidação).
Ontem comunicamos o Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso sobre o caso.
Agora pela manhã falei com um amigo do MPF, que contatou a Débora Duprat.
Tentativas da Prelazia, de contato com a Presidência da República, estão em andamento.
A Prefeitura de Luciara apóia estes atos de truculência. Inacreditável!
Ameaças contra Rubem e Zecão estão sendo feitas em veículos de comunicação e no FACEBOOK.
Vizentin tratou com o gabinete da PF em Brasilia e agora pela manhã tentaria contato direto com o governador.
Na segunda-feira, ás 14hs haverá reunião com o Secretário de Direitos Humanos.
O deputado Alexandre César está ajudando nos contatos. O professor Cornélio e alunos do mestrado (Geografia/UFMT) foram expulsos da cidade e escoltado até Alto da Boa Vista. Antônio João idem.
Estou em contato direto com o Rubem. Neste momento há manifestação dos grileiros pela cidade.
Denize está tentando contato com a OABMT. Comuniquei a PF em Barra do Garças.
Antônio João fez um chamado no GTMS para organização de um ato.É preciso divulgação urgente e, creio, um ato de repúdio. O TEMPO URGE! Se precisarem, minha casa está à disposição para reuniões. Grato pelo apoio de todos e fico á disposiçao.
RUBEM é um alvo de grande visibilidade, mas os retireiros estão muito frágeis neste momento e para que o conflito se escalone até o assassinato dele não é necessário muito tempo.
No momento não consigo lembrar de mais pessoas que podem ser chamadas e não quero abrir este email no GTMS, mas fiquem à disposição para contatar quem julgarem necessário.
Abs.
Fernando Francisco Xavier
Encontro do então Presidente da República do Brasil com o Presidente da Associação dos Retireiros do Araguaia – ARA, após Encontro Nacional com os Povos e Comunidades Tradicionais, Brasília, 7 de dezembro de 2010.

No hay comentarios: